Cansada de esperar por promessas não cumpridas, população ocupa hospital abandonado na zona sul de São Paulo


enviado pelo jornalista Valério Paiva

Centenas de moradores de São Paulo e ativistas do Fórum Popular de Saúde de São Paulo, composto por usuários, trabalhadores da saúde, estudantes e diversos movimentos sociais ocuparam, por volta de onze e meia da noite de hoje, 7 de setembro, um prédio abandonado na Rua Frederico René de Jaegher, na Capela do Socorro, Zona Sul de São Paulo. A manifestação é em protesto contra as promessas não cumpridas pelo prefeito Gilberto Kassab (PSD). O prédio em questão deveria ter sido reformado para a instalação de um Hospital prometido por Kassab desde 2008.

Os manifestantes reivindicam a presença do prefeito para inaugurar a pedra fundamental do futuro Hospital, prometido para até o final do mandato que se encerra em dezembro deste ano e para que a prefeitura se comprometa com o início das reformas necessárias para o seu funcionamento. Além disto, os moradores pedem respostas às outras duas unidades hospitalares e aos 50 serviços odontológicos prometidos por Kassab, e lembram que os governos anteriores também fizeram inúmeras promessas na área da saúde da cidade de São Paulo que nunca foram cumpridas. Os manifestantes também se dizem contrários à entrega dos serviços de saúde da cidade para as Organizações Sociais de Saúde (OSS), empresas privadas responsáveis pela gestão dos serviços públicos de saúde do município, e pedem a realização de concurso público para as unidades de atenção básica à saúde do município.

O prédio ocupado já foi um hospital e uma escola, mas está abandonado há pelo menos 14 anos. Possui infiltrações nas paredes, janelas com vidros quebrados e entulhos por todos os cantos. Neste momento dentro do prédio ocupado foram comissões se organizam para manter o espaço arrumado, garantir a alimentação das cerca de 250 pessoas acampadas e manter a segurança do local. A região da Capela do Socorro é uma das mais carentes em equipamentos de saúde na cidade de São Paulo e os hospitais e unidades básicas de saúde mais próximo ficam no distrito do Grajaú, a mais de 6 km de distância.

 

Maiores informações:

Paulo Spina – coordenador do Fórum Popular de Saúde – (11) 95464-7609

Heitor Pasquim – coordenador do Fórum Popular de Saúde – (11) 98325-4750

http://www.facebook.com/forumsaudesp

About these ads

Sobre União - Campo, Cidade e Floresta

Noticias das LUTAS DOS POVOS EMPOBRECIDOS - NO CAMPO, NA CIDADE E NA FLORESTA.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s