ENCONTRADO CERÂMICAS ANTIGAS NA ALDEIA PATAXÓ HÃHÃHÃE


do site Indios on Line

Cerâmica na encontrada 

 

No inicio de Janeiro do corrente ano, a família do Senhor Siorinho José dos santos (apelido popular Ló, é filho de Sr. Disiderio que foi um dos mentores da luta Pataxó Hãhãhãe).  Estão fazendo uma roça próximo da sua casa, é um lugar plano próximo ao leito do rio de Agua Vermelha, é uma área de aproximadamente 5 tarefas, terra fértil. Sr. Siorinho juntamente com seus genros estão preparando a terra para o plantio de cereais. E quando começaram arar a terra começou aparecer vário pedaços (cacos) de cerâmicas, algumas com detalhes, depois de muitas atividades, foram encontrado um pote enterrado na terra, só foi percebido quando um dos índios escultou a zoada de algo trincando, ao se aproximar do objeto veio a surpresa, era um pote grande que está enterrado aproximadamente 1,5 m ao solo, ao observar mais de perto perceberam que dentro do pote tinha ossos. Então decidiram reservar esse local para estudo com especialista… continuando o trabalho em outro local próximo foram encontrados mais 02 potes.

Nós Indios Online de Água Vermelha, decidimos ir lá na localidade de Sr. Siorinho conferir de perto, saímos em um equipe de 6 Indios Online.

Ao chegar no local, percebemos que ali provavelmente é um cemitério indígena, que poderá ser confirmado quando uma equipe de antropólogo e arqueólogo virem ao local.

fotos Tamanir Titiá 

Mais para nós índios Pataxó significa, que os que os fazendeiros quiseram esconder da justiça veio a se revelar, após tomarmos posse de parte de nossa terra. É uma grande prova que essa terra é realmente de nós índios, Era aqui que os nossos ancestrais viviam felizes, e cuidavas de seus espíritos, vimos muitos detalhes mais no momento vamos revelar algumas fotos, compartilhar com o publico essa emoção. O índios online em sua simplicidade partilhar percepção, ao chegar no local.

Em outra regiões da nossa aldeia também foram encontrado desses cacos, o que nos faz compreender o quanto era grande a nossa tribo, que foram exterminado grande parte de nosso povo e roubado a nossa terra. Achamos que após a justiça vim conferir esses fatos, não tem como julgar errado a ação de nossa terra que tramita no Supremo Tribunal Federal.

Os texto abaixo é de Índios Online aprendendo o Etno jornalismo

Foto: Tamanin Titiá 

Foto: Tamanin Titiá 

INDIOS PATAXÓ HÃ HÃ HÃE ENCOTRARAM , CERÂMICAS, OSSOS.

Foi descoberto no inicio de janeiro potes com ossos de muitos seculos . Temos certeza que os ossos são de índios dos antepassado , as formas dos traços são de animais como: tatu , escama de peixe .essas são as últimas noticias . Agora estamos aguardamos a resposta .

Entrevista com sr. Siorinho José dos santos (ló ) no dia 29\ 01\2011 por Fabricio Titiá 10 ANOS

Sr. SiorinhoFoto: Tamanir Titiá 

OS INDIOS PATAXÓ HÃ HÃ HÃE APROCURA DE RESPOSTAS DOS BIOLÓGOS

Foi descoberto três portes desse portes tivemos acesso a um dese porte que contém traços de casco de tatu; e de escama de peixe, e tudo indicam que são ossos de índios e essa descoberta foi em inicio de janeiro entrevistamos SR Siorinho José dos santos (ló) de 53 anos, no dia 29/01/2011.

Txayará Pataxó

Anúncios
Esse post foi publicado em indigenas, Luta Indigena. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para ENCONTRADO CERÂMICAS ANTIGAS NA ALDEIA PATAXÓ HÃHÃHÃE

  1. Pingback: ENCONTRADAS CERÂMICAS ANTIGAS NA ALDEIA PATAXÓ HÃHÃHÃE | Famaliá

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s