CACIQUE MARIA VALDELICE É PRESA INJUSTAMENTE


CACIQUE MARIA VALDELICE É PRESA INJUSTAMENTE

do site Indios On line

Por Potyra Te Tupinamba

Cacique Valdelice

Cacique Valdelice

Mais uma vez uma liderança do Povo Tupinambá de Olivença é presa injustamente. Primeiro foi o Cacique Babau, depois seus irmãos Givaldo e Glicélia, agora foi a vez da Cacique Maria Valdelice (Jamopoty).

Ela foi presa na tarde de hoje (03 de Fevereiro) após uma audiencia por Policiais da Policia Federal em  cumprimento ao Mandado de Prisão expedido pelo Juiz Federal Pedro Alberto Calmon Holliday, após decisão da Karine Costa Carlos Rhem da Silva (docs abaixo).

Esta prisão demostra a terrível perseguição que nós indígenas no Sul da Bahia estamos sofrendo e o processo de C R I M I N A L I Z A Ç Ã O   de nossas lideranças.

A decisão pela Prisão Preventiva da Cacique foi decretada após Representação do Delegado da Polícia Federal, sendo a mesma acusada dos crimes de Esbulho Possessório ( art. 161 §2º,II CP), Formação de Quadrilha ou Bando (art. 288 CP)  e Exercício arbitrário das próprias razões (art. 345 CP).

Hoje ser um líder  de um Povo é ser criminoso. Retomar nosso Território Tradicional visto o Estado não cumprir com seu compromisso virou esbulho possessório, agir coletivamente (marco tradicional de todos os povos indígenas) virou formação de quadrilha e lutar por nossos direitos negados pelo Estado Brasileiro virou exercício arbitrário das próprias razões… somos um povo, um povo guerreiro… temos nossa tradição e nossa forma diferenciada de ser e agir e queremos ser respeitados como tais.

O Estado Brasileiro tem uma dívida histórica com os Povos Indígenas, é preciso mais que urgente que todos os cidadãos brasileiros somem forças para cobrar que esta dívida seja definitivamente paga com a demarcação dos Territórios Tradicionais. É por causa dessa inércia do Estado que somos obrigados a fazer por nossa conta e risco a autodemarcação de nossos Territórios Tradicionais.

Nós Indígenas não somos invasores de terras. Quando o Brasil foi invadido pelos Portugueses, aqui já existiam os hoje chamados indígenas. Nossos ancestrais já habitavam este território chamado Brasil.

Publicado por:

Potyra Te Tupinamba

Advogada Indígena. Militante social pelos Direitos Humanos Indígenas. Faço parte do Grupo Gestor da Rede Índios on Line. Potyratupinamba@indiosonline.org.br

Anúncios

Sobre União - Campo, Cidade e Floresta

Noticias das LUTAS DOS POVOS EMPOBRECIDOS - NO CAMPO, NA CIDADE E NA FLORESTA.
Esse post foi publicado em Direito da Criança e Adolescente, Genero, indigenas, Luta Indigena. Bookmark o link permanente.

4 respostas para CACIQUE MARIA VALDELICE É PRESA INJUSTAMENTE

  1. Pingback: Comentários de Indígenas Ativistas na Luta pela terra no Brasil | Web Brasil Indígena

  2. Aminthas Angel Cardoso Santos Silva disse:

    Força, paz e sabedoria para os Povos Indígenas!!!

  3. Isto é uma barbaridade das autoridades para com os índios. Conheci a Cacica Valdelice pois estive na Aldeia Itapoã nos dias de sexta à terça feira de fevereiro de 2011, eu e outros colegas participamos de uma ótima oficina lá, onde tivemos a oportunidade de fazer com ela uma entrevista. Lutamos pelo nosso direito, pela nossa terra, pela nossa educação, pela nossa saúde, temos como principal adversário os fazendeiros que ocupan terras pertencentes aos índios, e ainda vam a “justiça” apanhando lideranças indígenas como se fossem criminosos. Cadê o nosso espaço, o nosso direito de viver? tomado pelas autoridades?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s