PE – Quilombo Onze Negras, no Município do Cabo de Santo Agostinho, é invadido por empresa fabricante de espumas para colchões e móveis tubulares


do site racismoambiental

As terras do Quilombo Onze Negras, localizado no Município do Cabo de Santo Agostinho/PE, foram invadidas pela Empresa Novo Projeto – Fábrica de espumas para colchões e móveis tubulares – cujo dono é José Mauro.

Houve terraplanagem que modificou completamente o acesso ao Quilombo, arrancado e enterrando árvores de macaíba, mangueiras, azeitona, entre outras, e enterrando a tubulação de água e arrancando e igualmente aterrando fiação de luz e telefone, deixando a comunidade sem luz, telefone e água.

No lote 5 da comunidade foram enterrados um poço de água e uma mandala de criação de peixes.
A comunidade estima que, em se mantendo a situação atual e com as chuvas, não haverá possibilidade de entrar ou sair do Quilombo.

Fátima, líder do Quilombos, pediu ajuda e imediatamente buscamos o GT Racismo Ministério Público de Pernambuco, que foi informado da situação e tomou todas as providencias cabíveis, a começar por embargar a obra. O IBAMA foi igualmente informado e acionou seu corpo de fiscais para inspecionar a área e tomar as medidas de proteção ambiental.

Esta semana, Vera Gomes, representante da  SEPPIR de passagem por Pernambuco, visitou o Quilombo e foi solicidado dela interlocução local para assegurar os direitos dos Qulombolas contra invasões.

É importante a manifestação de solidariedade aos Quilombolas das Onze Negras e acompanhar a ação do MPPE, uma vez que já chegou nessa instância.

CONTATO:
Fátima – 8646.5451/ 3518.2423 – onzenegras@yahoo.com.br
Ceça – 88106133 – c.quilombola@hotmail.com

Enviada por Marta Almeida.

Anúncios

Sobre União - Campo, Cidade e Floresta

Noticias das LUTAS DOS POVOS EMPOBRECIDOS - NO CAMPO, NA CIDADE E NA FLORESTA.
Esse post foi publicado em Movimento Negro e Quilombola. Bookmark o link permanente.

7 respostas para PE – Quilombo Onze Negras, no Município do Cabo de Santo Agostinho, é invadido por empresa fabricante de espumas para colchões e móveis tubulares

  1. Maria França Silva disse:

    Parabéns pela solidariedade aos Quilombolas das Onze Negras, se todos agissem assim haveria menos sofrimento e injustiças sociais.
    Cacique Valdelice Tupinambá, presa por defende os direitos do povo Tupinambá foi solta? O PSOL se manifestou contra esta prisão política mas como a mídia nem tomou conhecimento do caso…não fiquei sabendo.

  2. Miss. Ass. Deus do Brasil Marinete Leão disse:

    Fomos hoje, eu e meu esposo Pr. Marcelo Camara, guiados por Tel, um amigo, a conhecer e saber como vivem os nossos irmãos descendentes dos quilombola as onze negras. Ficamos muito tristes em ver a dificuldade de condução a qual eles vivem, a entrada sem asfalto o lago, que ali resta, coberto por plantas aquáticas, sem um posto de saúde, a tristeza da Mª Conceição em vê os adolecentes não querendo mais seguir as tradições, por serem caçoados nas escolas a qual fazem parte por suas danças e cultras. Eu creio e espero em Deus tocar em homens comprometidos com a humanização das culturas em poderem levar a este povo uma escola que valorize a cultura destes, se possivél dentro do quilombola, para que estes possam manifestar cada vez mais a sua cultura, pavimentação e infra estrutura.

    • israelsassa disse:

      Existe uma lei federal, que obriga o ensino da historia e cultura dos povos negros e indígenas nas escolas publicas em todo o país, porém, como qualquer outra lei que existe para beneficiar povos negros e indigenas, o Estado não cumpre.

      TEMOS QUE COBRAR DO ESTADO A IMPLANTAÇÃO DA LEI 11645.

  3. Paulo Rogério Morais da Silva disse:

    A comunidade onze negras é verdadeiramente uma fonte de cultura, conhecimento e informações dos nossos ancestrais, é na na verdade uma cultura negra que vive os nossos dias atuais. Ela precisa ser considerada como um dos grandes pontos turísticos de pernambuco e do brasil.
    Paulo Rogério,
    Fone:81/88813163.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s