[URGENTE] Pyelito Kue e Mbaraka’y – situação dramática. #Eblog


Pyelito Kue e Mbaraka’y – situação dramática

do blog Mboiko

Enquanto estamos aqui em Campo Grande num seminário internacional sobre saberes tradicionais e saberes acadêmicos, vamos sendo informados, da desesperadora situação pela qual passam mais de uma centena de Kaiowá Guarani, que retornaram a seus tekohá, há um pouco mais de uma semana.

É lamentável que um país em que se discute o diálogo intercultural, prevaleça, no chão a prática o diálogo da dominação, da força, das armas.

Reproduzo um email que há pouco o antropólogo Kaiowá Guarani, Tonico Benites, nos enviou

“LIDE do Pyelito kue ligou hoje: Chegaram lá só Capangas para destruir acampamento‏

Prezados (as),

Lide do Pyelito ligou hoje, contou que a FUNAI e PF não compareceram no acampamento destruído, ontem compareceram mais só os homens das fazendas, cercaram de cavalos, os índios (crianças e homens, mulheres) já estavam por dois dias sem comer nada, só bebiam água, ontem a noite boa parte do grupo (com as crianças) saíram da mata  e se depararam ou encontraram com os homens da fazenda,uma parte dos índios que estava saindo se  renderam e pediram pro pistoleiros pra que não matassem e nem espancassem as crianças, eles já vão sair da mata, as mulheres e crianças choraram muito,  e imploraram: Filha do LIDE ligou contou: “não matem nós, elas são crianças e estamos todos com fome, “não queremos morrer assim” diante disso, os jagunços todos armas nas mãos, falaram para eles: “vamos deixar vocês ir vivos dessa vez, podem ir daqui não voltem nunca mais aqui”, se voltarem aqui vcs não sairão vivos”.

Ontem a noite estes grupos chegaram à aldeia Sassoró, onde estão com fome, traumatizados e assustados….

Hoje LIDE está em Sassoró para carregar celular e contou que um grupo só de homens estão na mata ainda, todos eles estão com fome, sem roupa, só bebem água, sem mais barracas e estão cercados de cavaleiros e cães. Lide falou que provavelmente, se for encontrado por pistoleiros se entregarão se renderão, porque estão com fome “Só por Tupã” para proteger eles”, falou desesperado. Lide contou: ontem chefe de da FUNAI em Tacuru SANDRA ligou e falou que pra se esconder ou sair daí, pra não se encontrar com ninguém na fazenda, e nem com PF e FUNAI”, tá difícil ir até vc” Sandra/FUNAI teria falado pro LIDE. Diante disso, muitos membros índios entraram em desesperos e decidiram se render, por conta da fome das crianças e salvar a vida das crianças, saíram e conversaram com os pistoleiros para que não espancasse.

LIDE afirmou que vai conferir os membros do grupo q foram,para  ver quem já voltou quem está sumido, que está na mata ainda, para tomar providencia junto aos outros grupos, estão se reunindo na aldeia Sassoró e Jaguapiré.

Qualquer novidade comunicarei a todos.  Abraços

Tonico Benites”

Acreditamos que só uma ampla mobilização poderá garantir a terra e a vida desse grupo indígena e de inúmeras comunidades Kaiowá Guarani que continuam tendo suas terras negadas e suas vidas em risco.

Hoje ainda Benites espera conversar com o Ministério Público Federal e a Funai para viabilizar uma ida à área.

Serão importantes as manifestações de solidariedade aos Kaiowá Guarani exigindo medidas imediatas e eficazes para evitar maiores violências e mortes, e garantir os direitos constitucionais à terra e à vida.

Egon Heck

Povo Guarani, Grande Povo

Campo Grande, 17 de agosto de 2011.

Anúncios

Sobre União - Campo, Cidade e Floresta

Noticias das LUTAS DOS POVOS EMPOBRECIDOS - NO CAMPO, NA CIDADE E NA FLORESTA.
Esse post foi publicado em indigenas, Luta Indigena. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s