PANKARARU , LIBERDADE COM RESPONSABILIDADE E COMPROMISSO POR UMA NAÇÃO PRESERVADA.


do site Indios on Line

 

Liberdade para lutar por uma nação independente:

– Dos lixões nas estradas e em todo meio ambiente

Independente dos desmatamentos

Independentes das caçadas predatórias dos animais

Independente das queimadas

Independente das drogas

Independente do alcoolismo

Independente das violências

Independente das destruições dos patrimônios

Nós Povo Pankararu acreditamos que Deus criou o homem a sua imagem e a mulher como o centro da criação , nos abençoou e nos entregou : todo o seu universo e todos os elementos naturais : a mãe Terra, a água , o fogo , o ar essencias para a existência da vida . Dando liberdade e cuidarmos e protegê-los e nunca serem destruidos pelo proprio homem.

A  Terra é a mãe de todos nós seres humanos e seres vivos e não vivos. Precisamos cuidar da nossa mãe.

Pare um pouco e observe o nosso universo que escutarás os grandes gemidos e gritos da nossa mãe Terra para defender a vida  porque a Terra para nós Pankararu e todos os Povos Indígenas é a nossa própria vida é a vida dos seres humanos a vida dos animais , a vida da mata , da água e do ar.

Deus criou Tantas riquezas e belezas e nos deu para termos vida saudável  e duradoura.

Mas , os nossos governantes criaram um sistema capitalista que só constrói os males para o nosso planeta que são as forças das tecnologias a exploração e desenvolvimento. São esses os cânceres malignos que vem matando todas as formas de vida existente na Terra , tanto   humana, como animal , vegetais e destruindo todos os recursos naturais e as belezas naturais bem como as culturas tradicionais e o bem viver destes povos indígenas .

Através do PAC – Programa de Aceleração do crescimento . Que para os  governos representa o sucesso do desenvolvimento .

Não se importam com as destruições causadas  por esses programas. Enquanto  que para nós povos Indígenas . Esse PAC destrói  tragicamente   principalmente a nossa vida e todo universo  através das rodovias, hidreletricas, transposição e a transnordestina e usinas nucleares. Essas Políticas Públicas representam grandes impactos  e violência com os nossos direitos reconhecidos pela Constituição Federal . A  Convenção 169 da OIT além dos impactos ambientais , econômicos ,  sociais  e culturais .

Diante de tantas tragédias nós Povos Indígenas continuamos  lutando por a independência dessa nação . Nunca deixaremos de acreditar e praticar o nosso Bem Viver. Que são as nossas relações com a mãe Terra.

O nosso respeito a natureza . A valorização e o fortalecimento das nossas práticas tradicionais .

O respeito pelos ensinamentos dos mais velhos , porque todos esses valores é o sentido da nossa própria existência . Essa paz que está em cada um de nós através da liberdade de amar e lutar com responsabilidade e compromisso em defesa da vida no universo.

Esta passeata foi também um movimento social que mostra o quanto sofremos com os problemas sociais e lutamos na busca de resolvê-los.

Mostra também o reconhecimento das lutas passadas dos nossos mais velhos. Mostrar os ensinamentos  tradicionais para o bem viver é quem faz uma educação especifica e diferenciada de fato .

Tudo são expressões de que somos índios Pankararu, existimos e estamos vivos e que nos preocupamos com nossas gerações e com o nosso universo criado pelo pai e entregue em nossas mãos …

Patrícia Pankararu

Gestora da Rede Índios Online

Anúncios

Sobre União - Campo, Cidade e Floresta

Noticias das LUTAS DOS POVOS EMPOBRECIDOS - NO CAMPO, NA CIDADE E NA FLORESTA.
Esse post foi publicado em indigenas, Luta Indigena. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s