Nas grandes obras, governo dá todo apoio para as empreiteiras e nada para os atingidos


do site Combate ao Racismo Ambiental

Ferrovia Transnordestina no município de Betânia- PE

A ODEBRECHT tem avançado bastante nas obras da Ferrovia Transnordestina. Aliás, os trilhos já chegam até o distrito de Varzinha que fica a 18km do município de Serra Talhada em direção a Custódia-PE. Há grande movimentação de máquinas e operários no lote 03 que vai de Varzinha até Custódia.

Mesmo sendo menos complicada e complexa em relação a obra da Transposição do Rio São Francisco, esta obra tem atingidos famílias, comunidades, agricultores e seus territórios gerando conflitos por terra, de interesses públicos e privados.

Transposição do São Francisco na divisa entre Custódia e Sertânia-PE

Do outro lado, as negociações com os atingidos se arrastam numa lenta morosidade. Ainda encontramos casas rachadas desde que a obra foi iniciada e até hoje não foram recuperadas. O problema da travessia e das estradas para as famílias que residem na localidade atingida também continua: a capela antiga que se encontra no alinhamento da ferrovia está sem solução e as 140 famílias em Afogados da Ingazeira que estão atingidas e ameaçadas  de serem retiradas do local por causa da ferrovia.

Neste dia 11 de julho passei olhando o canal no lote 11. Há avanços a atrasos e abandono da obra. A movimentação de máquinas e operários é pontual, pois desde o inicio o canal é construído por pedaços. Então, encontra-se pedaços feitos, pedaços escavados, pedaços só planeados, pedaços que só foi feito a topografia, mas o mato já cresceu de novo, pedaços que não foi feito nada, a não ser só a medição.

Contudo, pode-se vê que neste lote 11, 80% do canal já está concretado. Mas aos poucos o que foi feito começa a se gastar.

A retomada da obra da transposição é lenta, pois a paralisação e abandono de longos trechos é notório até por quem passa pela BR cortada pelo canal.

As negociações com as comunidades, famílias e agricultores atingidos é lentíssima. Tem famílias e comunidades para serem indenizadas desde 2007 e até hoje não foram, o problema do local das travessias de moradores e animais continua, indenizações com baixo valor rejeitada pelos moradores e as negociações por nova reavaliação dos valores se arrastam a anos, como é o caso do Assentamento Serra Negra, no Município de Floresta-PE (dois anos).

Neste mês de Julho de 2012 a presidenta Dilma anunciará mais um pacote de 17 bilhões para amenizar os efeitos da seca. Deste 6 bilhões irá para a Transposição.

O Governador de pernambuco criou uma Comissão da seca com os Deputados do sertão, até agora eles ficam só fazendo audiência nos municípios, muita conversa e  nenhuma ação.

O Governador de Pernambuco e o Ministro da Integração Nacional disseram que o canal de aproximação (Floresta) estará jogando água na barragem de areia em setembro de 2012.

O Exército de Engenharia e construção 3º BEC responsável pela construção do canal de aproximação do Rio São Francisco disse que este estará pronto em Setembro de 2012.

O Governo Federal através da CODEVASP quer implantar nos Municípios atingidos pela seca mais um paliativo para os sertanejos: as cisternas de polietileno (plástico), com capacidade de armazenamento de 16mil litros- valor de 5 a 6 mil, – valor da montagem para o técnico da CODEVASP de 2 a 3 mil, e na reunião os técnicos da CODEVASP disseram que para o povo é de graça. De graça ? Quem paga o custo das cisternas são os impostos cobrados ao povo.

O prazo para termino da obra da Transposição do Rio São Francisco é 2027.

Para a Ferrovia Trans nordestina  é 2015.

Enviada por Ruben Siqueira.

Anúncios

Sobre União - Campo, Cidade e Floresta

Noticias das LUTAS DOS POVOS EMPOBRECIDOS - NO CAMPO, NA CIDADE E NA FLORESTA.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Nas grandes obras, governo dá todo apoio para as empreiteiras e nada para os atingidos

  1. Evandro disse:

    O nosso dinheiro só é utilizado para interesses exclusivos desses empreiteiros e outros megaempresários!! E nós que somos os titulares da dinheiro público como ficamos?? Não tá errado isso não?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s