PF e Funai retornam à fazenda ocupada por índios em Paranhos


do site Midia Mix

Mariza Pontes

A Polícia Federal e integrantes da Funai fizeram uma reunião agora á pouco na sede da Funai em Ponta Porã e definiram a volta às duas fazenda ocupadas por 400 índios em Paranhos, no cone-sul do Estado. Uma equipe de três integrantes da Funai e 4 policiais federais estão a caminho das fazendas Eliane e Campina.ocupadas na madrugada da última sexta-feira. Eles devem chegar á área no final da manhã. Uma equipe da Força Nacional já está na região.

Assim que chegarem ao local da ocupação as equipes da Funai e da Polícia Federal vão se reunir comas lideranças indígenas para apurar como foi o ataque de pistoleiros aos índios na sexta-feira logo após a ocupação e investigar como se deu o desaparecimento do índio Eduardo Pires.

Eles vão definir junto com a população indígena que ocupa as fazendas como fazer a proteção da área, uma das reivindicações dos indígenas.xxx .O clima continua tenso na região da fazenda e Flávio Machado do Cimi – Conselho Indigenista Missionário relata que os índios temem novos ataques por parte dos 10 pistoleiros que continuam na região.

O Ministério Público Federal está acompanhando a ocupação para definir se envia uma equipe de antropólogos a Paranhos. O Ministério assinou um Termo de Ajustamento de Conduta com a Funai em 2007 para a realização de estudos antropológicos exigidos pelo Ministério da Justiça para demarcar novas áreas indígenas no Estado.

Só no cone-sul 50 processos estão no MPF á espera dos Estudos Antropológicos da Funai para definir novas demarcações. Em 2010 o Ministério entrou com nova ação para acelerar esses estudos. Até agora nenhum relatório definindo uma nova área indígena no Estado foi enviado ao MPF.

No caso das Fazendas Eliane e Campina, a área de 7.175 hectares já foi homologada em 2010 pelo governo Federal como pertencente aos índios. De Acordo com a Funai só 184 hectares dessa área estaria fora da demarcação.

PF e Funai retornam à fazenda ocupada por índios em Paranhos

Mariza Pontes

Anúncios

Sobre União - Campo, Cidade e Floresta

Noticias das LUTAS DOS POVOS EMPOBRECIDOS - NO CAMPO, NA CIDADE E NA FLORESTA.
Esse post foi publicado em Direitos Humanos, indigenas, Luta Indigena. Bookmark o link permanente.

2 respostas para PF e Funai retornam à fazenda ocupada por índios em Paranhos

  1. Carlos Domingos da Silva disse:

    Se a Policia Federal e a FUNAI, não tomarem posição firme, esses bandidos pistoleiros irão fazer mais vítimas. As terras indígenas são suas prórpias vidas… Temos que nos empenhar para apoiar esses nossos irmãos, verdadeiros donos das terras…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s