Fora do Eixo é Persona non grata nos movimentos populares e na periferia


As recentes publicações na página Passa Palavra falando sobre o Circuito Fora do Eixo já está tendo repercussão entre os Movimentos Populares e Culturais de São Paulo. 

Em conversas com artistas e militantes de movimentos populares evidenciou que o Fora do Eixo é persona non grata nestes meios populares e periféricos. Alguns se manifestaram também pelo facebook e copiamos abaixo suas manifestações.

Leia no Site Passa Palavra:

Versão original de um glossário que o Fora do Eixo alterou

Existe consenso em SP? Reflexões sobre a questão da cultura (1ª parte)

Existe consenso em SP? Reflexões sobre a questão da cultura (2ª parte)

Midas e a política cultural

Comentando o “Existe consenso em SP?”

segue algumas manifestações:

“A SECRETARIA DE CULTURA DE SP TERÁ QUE DECIDIR SE FORTALECERÁ DIRETAMENTE OS COLETIVOS DE ARTISTAS-TRABALHADORES, OU SE COLOCARÁ MAIS ÁGUA NO MOINHO DOS EMPRESÁRIOS DA CULTURA!

Os Coletivos de Artistas Populares, Movimentos Sociais Reais e Trabalhadores da Cultura sérios e comprometidos também terão que se decidir e se posicionar de forma clara frente a esta situação!

via Passa Palavra: “Para aqueles que privilegiam o caráter político e assumem os desafios mais profundos da cultura, que englobam inclusive a luta pelas condições materiais de sobrevivência, é importante ter em conta que, da parte das grandes empresas capitalistas e dos governos, há enorme interesse em usufruir dos serviços prestados pelos novos empreendedores da cultura. Ainda que muitas vezes se posicionem contra setores mais conservadores da sociedade, empresas-coletivos como o Fora do Eixo fornecem às instâncias de poder elementos importantes para que estes aperfeiçoem sua engenharia de controle social.”

#EMPRESÁRIOS E ONGs NÃO NOS REPRESENTAM!!!
#AQUI É NÓS POR NÓS MESM@S!!!” [Movimento Mães de Maio]

“Se coletivos como o Fora do Eixo atuam como organizações empresariais que fazem uso da produção simbólica alheia para barganhar com governos e empresas financiadoras o mapeamento, a articulação e a mobilização de grupos e pessoas, ora, nada mais vantajoso do que irem buscar a matéria-prima de seus negócios diretamente na fonte, ou seja, no universo dos movimentos sociais. Afinal, sejam pequenos, médios ou grandes, estes “territórios em rede”, no linguajar de Capilé, constituem plataformas prontas ou semiprontas para a exploração de todos aqueles elementos essenciais para a sua atividade.” [Marcio Garoni]

“Até entendo outras pessoas da quebrada abrindo portas na quebrada pra esse Fora do Eixo, que está bem esclarecido neste texto qual a sua finalidade e me baseando pelas evidencias posso te afirmar que é uma ameça para cultura da periferia, mas me é muito estranho militantes esclarecidos manterem relação com e essa corja.” [Sassá Tupinambá]

Anúncios

Sobre União - Campo, Cidade e Floresta

Noticias das LUTAS DOS POVOS EMPOBRECIDOS - NO CAMPO, NA CIDADE E NA FLORESTA.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Fora do Eixo é Persona non grata nos movimentos populares e na periferia

  1. Anonimous disse:

    http://casa.foradoeixo.org.br/observatorio/?page_id=102 andré takahashi antigo membro participou por mtos anos do CMI e de outros grupos é um dos que passaram pra o outro lado. vejam o link

  2. Márcio Garoni disse:

    Olá, só esclarecendo, que a frase atribuída a mim não é opinião minha, e simplesmente um trecho do texto do Passa Palavra. Logicamente que eu assino embaixo, mas por questão de justiça, não é meu. A denúncia do pessoal do Passa Palavra ajuda e muito a desmascarar essa empresa travestida de iniciativa popular cultural, que tenta se infiltrar nos movimentos sociais pra capitalizar em cima disso, como bem mostraram as postagens no site.

  3. Marco Magri disse:

    “Estamos acompanhando algumas manifestações de artistas e militantes pelo fecebook”…
    A medida “comentário no Facetruque não serve como medida né gente!? Tem que partir disso para a ação crítica em relação às articulações que o FdE realiza. Não vamos reproduzir uma medida política criada pelo pensamento foradoeixiano. Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s