COMUNIDADE ALDEIA ITAPUÃ SE REUNIU PARA DISCUTIR EDUCAÇÃO INDÍGENA DIFERENCIADA DE QUALIDADE


A Comunidade Indígena da Aldeia Itapuã, do Povo Tupinambá de Olivença, em especial mães e alunos, reuniu hoje, com os profissionais da Educação: Professores, Merendeira, e Serviços Gerais, com a presença da Cacique Tupinambá de Olivença, Maria Valdelice Amaral de Jesus – Cacique Jamopoty, para apresentação dos professores, e discutir a Educação Indígena.

Iniciou-se com a Oração ao Sol, puxada pelo Professor de Música, que depois entoou cantos a Jaci e Tupã, e logo depois a Professora Luíza, abriu espaço para a Comunidade se pronunciar. Foram vários temas discutidos, o mais focado foi Cultura e Educação, mas precisamente a Educação Diferenciada, que de fato nunca aconteceu.

A Comunidade reclama da vacância, que é deixada pelos professores que estão sendo capacitados e precisam se ausentar por várias vezes ao ano, os alunos chegam a ficar um mês inteiro sem aulas e ausentar-se durante período de uma semana é mais frequente, se faz necessário a capacitação dos professores, mas é inadimíssivel sacrificar o corpo discente. As Lideranças tem levado essa deficiência, ao conhecimento da Secretaria de Educação do Estado, a Direc, e nenhuma providência foi tomada para que esse período seja ocupado por professores substitutos.

Inicia-se amanhã, às aulas no Núcleo Escolar Aldeia Itapuã, sem merenda, e com carteiras em péssimo estado de conservação, muitas faltam o apoio do braço, sem filtro, ou bebedouro, sem tanque de reservatório de água, sem descarga para banheiros, e sem nenhuma estrutura para a Educação Infantil, pois nem assentos com mesa para os curumins existem. Na Escola Sede, sabe-se lá quando começará o ano letivo, pois os  transportes da empresa vencedora da licitação, ainda não chegaram na Aldeia Indígena Tupinambá de Olivença, comprometendo o ano letivo, para os professores e alunos.

Os Docentes chamaram atenção das mães, para que a ação educação seja coletiva, a fim de tornar a Educação Indígena Diferenciada de qualidade.

Esta matéria foi publicada originalmente na Rede Índios on Line – www.indiosonline.net

Anúncios

Sobre União - Campo, Cidade e Floresta

Noticias das LUTAS DOS POVOS EMPOBRECIDOS - NO CAMPO, NA CIDADE E NA FLORESTA.
Esse post foi publicado em indigenas, Luta Indigena. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s