CARTA À DILMA, PRESIDENTE DO BRASIL – Cacique ameaçado de Morte é aconselhado pela funai para parar de denunciar‏


enviado por e-mail

“Cacique ameaçado de Morte é aconselhado pela funai para parar de denúnciar”‏

Não bastasse o descaso com as denuncias de Ládio e a morosidade na demarcação das Terras Indígenas do Povo Guarani Kaiowá, a FUNAI ainda aconselha o cacique a parar de fazer as denuncias que fizera dias atras. Já é hora de um basta!

Parece que o Estado brasileiro não está dando conta para cumprir a Constituição Federal e que quem está governando o país são as Multinacionais, o Agronegócio, as Construtoras, Imobiliárias, Madeireiras, Mineradoras. É preciso que a demarcação e desintrusão das terras indígenas dos Guarani Kaiowá seja urgente para evitar mais assassinatos no MS. É preciso que a FUNAI se concentre em apenas cumprir sua função, talvez assim sairia mais rápido as demarcações.
 
Será que a Presidente Dilma não percebe que este descaso e demora na demarcação das terras indígenas é uma vergonha para todas e todos do Brasil? Que basta toda a violencia que os povos indígenas tem sofrido nestes 513 anos de invasão e implantação do Estado nestes territórios outrora livres e autonomos. Hoje, diferente do periodo colonial e diferente do periodo em que os governos ditadores lotearam e entregaram os territórios indígenas na mão de gananciosos capitalistas temos a Declaração Universal dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas, hoje temos a Convenção 169 da OIT, hoje temos uma Constituição Federal que nos dá o direito ao nosso Território Tradicional. Hoje só não temos um governo que cumpra tudo isso. Um Governo que cumpra a própria Constituição Federal de nosso país é o que nos falta para termos nosso território, ou melhor, uma pequena parte do foi nosso território. É isso que está sendo negado ao povo Guarani Kaiowá, uma pequena parte e em ilhas, do que tinham na época da invasão.
 
Presidente Dilma, o que acontece com um/a cidadã/o descumpre/não cumpre a legislação de nosso país? Isso não se aplica no caso de governos que não cumpre nossas legislação.
 
Enquanto no executivo há toda esta vagarosidade para solucionar o principal problema dos povos indígenas, no senado e na camara dos deputados tramitam a passos largos as negociações para aprovarem as PECs de interesse dos ruralistas. Talvez seja isso que o governo esteja esperando, não é mesmo Srª Presidente? Dar tempo para que aqueles que investem em campanhas eleitorais, alguns deles ocupantes de cadeiras no parlamento e ocupando cargos de confiança em alguns gabinetes do planalto central possam aprovar essas emendas que retrocede em tempo escuros da sociedade brasileira. Tempo este que nós indígenas não esqueceremos, alguns povos trazem em sua genética as marcas e cicatrizes, é o caso de nós Tupinambá. Mas isso é de menos, somos fortes, resistimos e estamos aqui, defendendo o que já haviamos conquistados na Constituição Federal, parte do nosso território tradicional.
 
Será que vai ser necessário uma intervenção da ONU para que faça cumprir as leis neste país? Esperamos que não, não é mesmo Srª Presidente Dilma?
 
att,
sassá tupinambá
Anúncios

Sobre União - Campo, Cidade e Floresta

Noticias das LUTAS DOS POVOS EMPOBRECIDOS - NO CAMPO, NA CIDADE E NA FLORESTA.
Esse post foi publicado em indigenas, Luta Indigena. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s