O que é a situação dos povos Indígenas no Brasil e pense se fosse com você!


Imagine um dia depois de toda a sua existência e de seus antepassados à séculos viver naquela casa, alguém armado fala para você que você tem que sair dali , se não morre, você sem entender nada, já que aquele lugar é seu, seu não por acumulo, mas por pertencimento. Você tenta entender, mas só compreende quando seus parentes começam a tombar morto e as armas que tem , não conseguem proteger nenhum dos seus e você é obrigado a fugir e se esconder com outros para que não morram também.
 
 Você passa a estudar aqueles invasores , se organiza  já que você conhece com os seus  aquele lugar como ninguém, se organiza e vai defender a sua morada, você tem algumas derrotas e ninguém quer conversar com você e quando você tem vitórias, dizem que querem negociar com você para ficar em alguma parte da casa, você aceita e logo depois você é traído e expulso novamente de sua morada. Os invasores só te deixaram em paz, para melhor te conhecer, saber como você age para te expulsar novamente.
 
Depois disso, você passa a ser caçado, morto, escravizado por aqueles que invadiram suas terras, durante muito tempo, muitos dos seus são mortos , por não aguentar a jornada de trabalho forçado-escravo imposta, para os seus que nunca trabalharam para acumular e sim para manter seu modo de vida, que nunca precisou de muito,mas o suficiente,principalmente com muito respeito ao que a natureza oferecia, para que sempre tivesse e nunca faltasse.
 
Passado alguns anos , você passa a não ser mais escravizado, dizem que você tem alma e dizem que teu deus ou deuses não valem nada, o que vale é um determinado deus, que não se parece com você , nem você sabe como ele surgiu, como você não acredita naquele deus , retiram de você seu filho e levam ele para ensinar para ele como aquele deus é melhor que o seu.  Muitos dos seus morrem nesses contatos por doenças estranhas que nenhum curandeiro sabe como curar e são doenças que se espalham muito rapido, matando dos seus feito água corrente.
 
Um dia aparece o estado e fala que vai “cuidar” de você, mas fala que você e os seus ficarão em uma terra, que não é sua e sim do estado, que você nem sabe que é isso, mas teme porque eles tem muitos homens com aquelas armas que você nem sabe como, mas de longe, muito mais longe do que a distancia que uma flexa possa alcançar, pode matar alguém!
 
Passado alguns anos , você passa a não ser mais escravizado, dizem que você tem alma e dizem que teu deus ou deuses não valem nada, o que vale é um determinado deus, que não se parece com você , nem você sabe como ele surgiu, como você não acredita naquele deus , retiram de você seu filho e levam ele para ensinar para ele como aquele deus é melhor que o seu.  Muitos dos seus morrem nesses contatos por doenças estranhas que nenhum curandeiro sabe como curar e são doencças que se espalham muito rápido, matando dos seus feito água corrente.
 
Um dia aparece o estado e fala que vai cuidar de você, mas fala que você e os seus ficarão em uma terra, que não é sua e sim do estado, que você nem sabe que é isso, mas teme porque eles tem muitos homens com aquelas armas que você nem sabe como, mas de longe, muito mais longe do que a distancia que uma flexa possa alcançar, pode matar alguém! 
 
Você é atacado por homens que te caçam como caçam animais, te matam te expulsam de suas terras dizem que é deles , você não entende , já que o estado havia falado que aquelas terras eram suas e agora aqueles outros homens armados dizem que é deles.
 
Você vai para outro lugar , de repente caem umas coisas que explodem na sua cabeça e mais gente sua morre, aparecem monstros enormes abrindo estradas aonde eram as suas estradinhas, seus caminhos para chegar ao rio, chegar as caças. 
 
O estado aparece novamente  e diz que precisa te “proteger” novamente vai te levar para outro lugar.  Você colocado em terra distante, lugares que você nunca viu, junto com outros que fazem coisa diferente de você, apesar de parecidos e está passando as mesmas dificuldades que você , lugares pequenos, você sofre , mais ainda passa por mais sofrimento e sempre que aqueles homens armados que se dizem estado, precisam tirar vocês dali para “proteger” você e leva você para lugares cada vez menor.
 
Um dia o estado chama você para você discutir uma tal Constituição, que são letras em um papel que dirá aonde são as suas terras , você acredita, muitos seus e diferentes mais iguais, vão em uma cidade estranha, vão muitos depois de meses indo e vindo, dizem que finalmente você terá as suas terras e em 5 anos tudo estará resolvido.
 
Você espera 1,2,3,4,5,6,7,8,9 ,10… E nada de suas terras de volta, até que um dia você já descrente de tudo, resolve voltar para suas terras, ai quando você tenta voltar , tem homens em suas terras que dizem que aquelas terras são suas e foi o estado quem deu e se você entrar ali você morre, você não acredita já que te disseram que aquele papel escrito manda em todos e aquela terra é sua  , você entra com os seus, muitos dos seus são mortos e ai, o estado depois de mais de 10,15  anos diz que você pode ficar ali , até que o estado comprove que aquelas terras são suas.
 
Apesar de uma tal justiça falar que você pode ficar ali na sua terra, você é atacado por aqueles que dizem ser donos de suas terras, jogam veneno no leito dos rios, envenenam as suas terras, derrubam as suas matas, seus filhos morrem envenenados, você vê diversas pessoas serem mortas pelo que eles produzem e ai, em determinado dia o estado diz que estava mais uma vez errado e que as suas terras, o estado não tem certeza se são suas as terras, até porque , por ali, tem minérios valiosos, rios ainda limpos e o estado quer fazer estradas  para aqueles que poluem os rios, matam os seus , envenenam as terras, atacam você , vendem comida envenenada , e esses sim precisam ser PROTEGIDOS pelo ESTADO   e aquele papel escrito não vale mais nada e você está à mercê da própria sorte .
 
E você , se fosse com você, o que você faria??
Anúncios

Sobre União - Campo, Cidade e Floresta

Noticias das LUTAS DOS POVOS EMPOBRECIDOS - NO CAMPO, NA CIDADE E NA FLORESTA.
Esse post foi publicado em indigenas, Luta Indigena. Bookmark o link permanente.

2 respostas para O que é a situação dos povos Indígenas no Brasil e pense se fosse com você!

  1. jazon disse:

    a situação ao que se diz aos povos indígenas a cada dia só piora e o estado Brasileiro simplesmente diz tomar as devidas medidas para solucionar os problemas e continua só a piora…

  2. Jackeline Ruth disse:

    A situação dos povos indígenas isolados é progressivamente ruim, pois tudo o que eles precisam (atendimento á saude) nunca conseguem por causa de sua cor ou raça

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s