PLANO IIRSA, O QUE É ISSO? – 16/06 – 10h – DEBATE SOBRE O PLANO IIRSA NA ZONA SUL DE SÃO PAULO


IIRSA SACOLAO

“Estamos diante de uma crise civilizatória global sem precedentes, que altera a estrutura do capitalismo e que afeta principalmente os povos, suas vidas cotidianas e o meio ambiente. Essa alteração estrutural transforma ainda as relações tradicionais de controle e poder, ocasionando mudanças em todas as dimensões da organização social, territorial e política. Com isso, vemos como a força do capitalismo se define e se reconstrói permanentemente. Para manter esta dinâmica, o sistema desenha um conjunto de estratégias que se desdobram globalmentemente na ação de seus sujeitos mais poderosos. Parte destas estratégias são os grandes projetos de infra-estrutura e reordenamento territorial, que são também reordenamentos políticos, cujo principal objetivo é reestabelecer e potencializar as condições gerais de valorização, mais do que gerar substanciosos negócios em sua própria realização, embora isso também ocorra2.
É o caso da Iniciativa de Integração de Infraestrutura da Região Sul-Americana (IIRSA), cujos papel e reais motivações precisam ser desvendados por aqueles que lutamos contra o avanço perverso e predatório do capital, para entendermos suas estratégias de poder e os caminhos que pretende percorrer e tomar de assalto dentro de nossos territórios.
O projeto da IIRSA, atualmente administrado pelo COSIPLAN (Conselho Sul-Americano de Infraestrutura e Planejamento) da União das Nações Sul-Americanas (UNASUL), já está em pleno andamento, e consiste num audacioso plano: tornar-se um dos principais pilares da almejada integração econômica dos países da região, para assim conformar um bloco com condições de inserir-se definitivamente no mercado internacional, como peça-chave no fornecimento de recursos naturais. O plano conta com a participação ativa dos respectivos governos nacionais e não vê “obstáculos” à sua frente, sendo as populações ribeirinhas, tradicionais, quilombolas, indígenas, a biodiversidade, as florestas, o ar e a água ainda limpos meros coadjuvantes do desenvolvimento e do crescimento econômico. ” [Mari Tamari]

Vamos debater e entender o que é esse Plano de Infra-estrutura que tem atingido a vida de milhares e milhares de pessoas no Brasil e na América do SuL.

DIA 16 DE JUNHO, DOMINGO, ÀS 10H00

LOCAL: SACOLÃO DAS ARTES

Av. Cândido José Xavier, 577 Parque Santo Antônio São Paulo / SP

COMO CHEGAR: o espaço fica numa travessa da Estrada de Itapecerica, no final da Av. Agostinho Rubim, o ponto de ônibus mais próximo é o da ‘Padaria Luciana’ (dentro do Terminal Capelinha sai o ônibus ‘Jabaquara’ e ‘Term. João Dias’) (dentro do Terminal João Dias que é a estação Giovani Gronchi de metrô, tem o ônibus ‘Tem. Capelinha’)

sacolaodasartes.blogspot.com.br

SE VOCÊ FOR, POR FAVOR CONFIRME SUA PRESENÇA NO EVENTO NO FACEBOOK, POIS IREMOS PREPARAR ALIMENTO PARA @S PARTICIPANTXS https://www.facebook.com/events/505488426183912/

Anúncios

Sobre União - Campo, Cidade e Floresta

Noticias das LUTAS DOS POVOS EMPOBRECIDOS - NO CAMPO, NA CIDADE E NA FLORESTA.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s