Lançado Comitê pela Desmilitarização da Policia e da Política


A policia Militar no Brasil, nasceu com a ditadura militar como força auxiliar do exército, o Ato Institucional número 5, definiu a relação da PM com as forças armadas, definindo o chefe do exército, por aprovação, quem são os chefes das policias estaduais.

Essa característica da policia trás uma série de distorções, que vai da doutrina da segurança nacional e do inimigo a se combater, passando pelo reforço de ações violentas da policia, tendo na estrutura legal o manto da proteção, já que quem julga os policiais que cometem crimes é a própria corporação, não garantindo nenhuma isenção desses processos.

No último período agravou muito a atuação das policias, já que a política de segurança de forma geral é baseada no controle do povo, da classe trabalhadora, com base no Tolerância Zero, que tem inspiração na política de segurança nacional dos EUA!

Essa situação tende a se agravar, já que o estado brasileiro de forma ilegal atribuiu poder de investigação e ilimitado a Força de Segurança Nacional, podendo essa ser acionada , não só pelo governadores dos estados, mas ministros e outros e essa “Policia” , tem sido usada para reprimir as diversas lutas, na construção civil, indígenas, quilombolas etc

Outro aspecto agravante é a aprovação da lei antiterror que corre no congresso, que um dos aspectos é a criminalização dos movimentos sociais, criminalizando e  impedindo de vez que o povo lute por uma sociedade melhor.

Logo entendemos que desmilitarizar a policia é muito mais que a desmilitarização da policia militar, mas é desmilitarizar e despenalizar a vida, muito embora, desmilitarizar a policia e passar a gestão da segurança pública para o controle popular é fundamental!

Por isso convidamos, os setores que tem discutido a repressão policial para compor comitês pelo Brasil, para que possamos discutir que policias que temos e que modelo de segurança que de fato garante a segurança para o povo brasileiro.

Nesta ultima terça tivemos o lançamento do comitê em São Paulo. Nas próximas semanas outros comitês serão lançados pelo país.

Anúncios

Sobre União - Campo, Cidade e Floresta

Noticias das LUTAS DOS POVOS EMPOBRECIDOS - NO CAMPO, NA CIDADE E NA FLORESTA.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s