I CONAI Congresso- Nacional Indígena Brasileiro na Aldeia Maracanã é uma Farsa


Como todos sabem, há um projeto de implantação de Universidade Indígena no antigo museu do indio, no Rio de Janeiro. Um campo de batalha entre o movimento indigena e o Estado, o predio quase foi demolido para dar lugar ao estacionamento do Maracanã. Com muita luta e resistencia conseguimos que o prédio fosse preservado e estamos a um passo de consolidar nosso ideal.

 

Esta batalha só fomos vitoriosos porque contamos com a solidariedade de outros seguimentos de nossa classe, principalmente os punks e anarcopunk do RJ. Nesta jornada de luta pela ldeia Maracanã, somaram ainda a nosso lado o Tribunal Popular e todas as organizações que o compõe, assim como diversos militantes dos direitos humanos de todo o Brasil e de países do mundo.

 

abemos que nenhuma luta iremos vencer lutando sozinhos. em a aliança com forças de nossa classe seremos sucumbidos em primeiro momento.  aliança com seguimentos de nossa classe é fundamental para nossa vitória. Porém não é isso que pensa o grupo que chamamos de Grupo dos Traíras. Estes tem uma tendencia sectária, e acreditam que só os indígenas, lutando só vencerão a guerra contra o Estado brasileiro e seus financiados e financiadores, os capitalistas do campo e da cidade.

 

Este grupo dos traíras estão difundido ideias sectárias, pedindo que outros indígenas que não participaram da luta na aldeia e aqueles que deixaram a luta, se vendendo por migalhas para o Cabral e seus lacaios, que se manifestem contra os não indígenas que somaram na luta e dos indígenas que estão desde do inicio, eles propagam mentiras na internet. Vejam este trecho de mensagem de Tiuré Potiguara, explicitamente sectário: “Parente Bernardes, acorde. Este prédio está tomado por interesses não indígenas. Não podemos nos calar, pois a Aldeia é uma vitrine, O Brasil está de olho…o mundo tbém. Nós temos a obrigação de expulsar da Aldeia todos que querem prá sí esta vitrine, seja índio ou não. Usando todos os meios, seja interno (Congresso Indígena) e externo, mídia (internet). Exemplo só damos mostrando como somos dentro da nossa própria casa. O resto é propaganda eleitoreira. Não defendo partido politico nenhum, defendo a verdade, por mais dura que seja. 12 de novembro.”

 

Ou seja, está querendo colocar de escanteio aqueles que nos ajudaram a vencer. Quem tem o interesse de enfraquecer esta luta? Somente o governo e capitalistas levam vantagem com esta proposta de Tiuré, que inclusive apareceu na aldeia Maracanã num período que o governo queria nos derrotar a qualquer preço, o que faz pensarmos ser este Tiuré um agente do estado, que veio para implantar a discórdia e nos enfraquecer internamente. Parcialmente teve sucesso, pois nem todos caíram na sua armadilha.

 

Este grupo, está propondo este CONAI, numa tentativa de nos dar um golpe. Provavelmente chegou a eles que iremos realizar em 2014, junto com outros movimentos e organizações indígenas, um congresso nacional indígena, juntando todas as forças do nosso segmento. abemos que para construir este congresso devemos ter alguns passos, que o antecede, como por exemplo, realizar seminários temáticos para tirarmos uma linha para o congresso, mas esta construção, entendemos que deve ser coletiva e internacionalista.

 

Assim, estamos convidando os povos em luta da Pachamama.

 

Precisamos construir uma correlação de forças com os povos de toda América Indígena: Mapuche, Guarani, Qom, Quechua, Zapatistas, entre outros. E todos os povos do território invadido pelo Estado brasileiro.

 

Em breve iremos divulgar o chamado para os seminários temáticos, para construir um congresso verdadeiramente indígena e internacionalista.

 

Boicotemos aqueles que estão a serviço dos capitalistas, do Estado genocida e de todos aqueles que tem interesses de nos controlar.

 

PELA AUTODETERMINAÇÃO, AUTONOMIA E RESITENCIA DOS POVOS EM LUTA.

 

AVANTE OS QUE LUTAM!

Esta matéria foi publicada originalmente na Rede Índios on Line – www.indiosonline.net

Anúncios

Sobre União - Campo, Cidade e Floresta

Noticias das LUTAS DOS POVOS EMPOBRECIDOS - NO CAMPO, NA CIDADE E NA FLORESTA.
Esse post foi publicado em indigenas, Luta Indigena. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para I CONAI Congresso- Nacional Indígena Brasileiro na Aldeia Maracanã é uma Farsa

  1. Osni Dias disse:

    Envio de propostas para onde? Existe um blog, uma página no FB ao menos? Peço que complementem a informação para que possamos discutir e compartilhar. Agradecido. Bons dias!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s