Manifestação reivindica retorno de linha de ônibus na zona oeste de São Paulo


do Correio da Cidadania

Região mais afetada pela retirada do 577T/10 é o segundo setor censitário com o maior número de idosos em SP; Protesto acontecerá no dia 07/02, às 17h.

 

A reorganização do transporte público em São Paulo trouxe resultados negativos para diversas regiões da cidade desde o segundo semestre de 2013. No caso do Butantã, zona oeste, a mobilidade dos moradores piorou depois do seccionamento da linha de ônibus 577T/10 Jardim Miriam/ Vila Gomes.

 

Desde o dia 26 de outubro de 2013, o itinerário do 577T foi alterado: atualmente, o ônibus parte das proximidades do metrô Ana Rosa, zona sul, e vai até o Jardim Miriam. Do outro lado da linha, no Butantã, a SPTrans colocou o ônibus 8018/10 Vila Gomes/ Vila Sônia, que liga dois bairros da zona oeste e não passa por vias centrais, como as avenidas Rebouças, Paulista, Vergueiro e Jabaquara. Para chegar ao Ana Rosa, o usuário da Vila Gomes e arredores precisa pegar, no mínimo, dois ônibus. A outra opção é utilizar ônibus e metrô.

 

Antes de anunciar a primeira manifestação, o Movimento Volta Jd. Miriam/ Vl. Gomes organizou dois abaixo-assinados: o primeiro foi entregue ainda em outubro para a Subprefeitura Butantã, com cerca de 2 mil assinaturas. O segundo, encaminhado em janeiro para o Ministério Público, contou com quase 4 mil assinaturas. Com argumentos diferentes, muitos moradores também enviaram reclamações para a SPTrans. As respostas recebidas eram padronizadas e citavam as integrações como opções para que os moradores chegassem aos seus destinos.

 

Questionada sobre a pesquisa de perfil dos moradores do bairro antes da mudança das linhas, a SPTrans nada respondeu. A iniciativa mais recente foi uma audiência pública para o debate do problema, ocorrida em 27/01 na Vl. Gomes. Na ocasião, nenhuma das autoridades convidadas compareceu ao evento. Nos três meses sem o 577T, foram organizadas várias reuniões para decidir os rumos do movimento. Os encontros ocorreram na praça Elis Regina, na Vila Gomes.

 

Idosos

 

Para os idosos, as mudanças na linha 577T foram ainda mais impactantes. Além de passar por pontos comerciais e financeiros importantes, a linha também atendia o Circuito dos Hospitais. Pelo menos 15 unidades hospitalares faziam parte do antigo trajeto do Jd. Miriam/ Vila Gomes. Clínicas, Santa Catarina, São Paulo e o Hospital do Rim e Hipertensão eram alguns desses complexos hospitalares.

 

“Utilizava o 577T para ir ao Hospital do Rim. Descia um ponto antes do ônibus entrar na rua Borges Lagoa e já estava pertinho do hospital. Em menos de um mês, reduziram o itinerário do Jd. Miriam e de outros dois ônibus que iam para aquela região. Liguei para a SPTrans para reclamar e eles me deram opções completamente inviáveis. Antes fazia este trajeto em uma hora. Hoje em dia, levo mais de duas horas para chegar ao meu destino”, explica a aposentada Maria do Carmo de Freitas, de 66 anos.

 

“Eu não costumo pensar só em mim. Sei que há muitas pessoas prejudicadas pela redução da linha Jd. Miriam/ Vl. Gomes. Cheguei à conclusão de que você tem que gritar para ser ouvido neste país”, finaliza Maria do Carmo, que já confirmou presença na manifestação do dia 07/02.

 

Segundo o último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a Vila Gomes tem o setor censitário paulistano com o segundo maior número de idosos, entre os mais de 18 mil setores censitários existentes na cidade. Em 2010, 166 moradores do bairro tinham mais de 80 anos. Segundo o IBGE, pouco mais de 10 mil idosos vivem no distrito do Butantã.

 

Próximo ato: Manifestação pelo retorno da linha de ônibus 577T/10 Jardim Miriam/ Vila Gomes

Data: 07/02/2014

Concentração: 17h

Local: Praça Elis Regina (altura do nº 1600 da Avenida Corifeu de Azevedo Marques)

 

Confira também: Vídeo sobre a situação do transporte público na Vila Gomes e em outras regiões do Butantã: http://www.youtube.com/watch?v=L60Ycx9eJ7A Página oficial do movimento Volta Jd. Miriam/ Vl. Gomes no Facebook: https://www.facebook.com/linha577T

 

 

Sobre União - Campo, Cidade e Floresta

Noticias das LUTAS DOS POVOS EMPOBRECIDOS - NO CAMPO, NA CIDADE E NA FLORESTA.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s