OS 140 ANOS DA COMUNA DE PARIS


OS 140 ANOS DA COMUNA DE PARIS

 “O cadáver está na terra, mas a idéia está de pé”- Victor Hugo

Bonzinhos são os que ordeiramente pagam tributos, fortalecem o Estado. Estado forte reprime descontentes, financia guerras…

Bonzinhos choram, imploram clemências do céu. Os Comunardos tomam o céu de assalto.Viva a Comuna!

O Espaço Cultural Mané Garrincha, orgulhosamente, convida você para os 140 ANOS DA COMUNA DE PARIS. Primeira experiência de poder dos trabalhadores modernos, ocorrida em 18 de março de 1871 e banhada em sangue pela burguesia francesa em seu desfecho final em 28 de maio do mesmo ano.

 Próxima atividade: 28/05/2011, sábado, às 16h. Após o encontro acontecerá o nosso sarau com comes e bebes a preços populares.

Ø   28 de maio – Mulheres e a Comuna – “Eu vivi três revoluções, e, pela primeira vez vi as mulheres envolvidas com determinação, as mulheres e as crianças. Parece que essa revolução é precisamente a delas e que a defendem como seu próprio futuro.” – Jules Vallés.

Atividades já realizadas:

      26 de março – Os antecedentes da Comuna e a Comuna de Povos em Armas – “ela era essencialmente um governo da classe trabalhadora, o resultado da luta da classe dos produtores contra a classe dos apropriadores, a forma política, finalmente encontrada, para levar a cabo a emancipação econômica do trabalho” – Karl Marx, in O que é a Comuna.

 Ø    30 de abril – A Comuna e a Educação – “É abolida a Escola ‘velha’. As crianças devem se sentir como em sua casa, aberta para a cidade e      para a vida. A sua única função é de torná-las felizes e criadoras. As crianças decidem a sua arquitetura, o seu horário de trabalho, e o que de   sejam aprender. O professor antigo deixa de existir: ninguém fica com o monopólio da educação, pois ela já não é concebida como transmissão do saber livresco, mas como transmissão das capacidades profissionais de cada um.” – artigo sobre educação extraído do programa da Comuna.

 Endereço: Rua Silveira Martins, 131 – sala 11, metrô-Sé, saída pelo Poupa-Tempo, centro de São Paulo- SP.

Realização: Espaço Cultural Mané Garrincha

Sobre União - Campo, Cidade e Floresta

Noticias das LUTAS DOS POVOS EMPOBRECIDOS - NO CAMPO, NA CIDADE E NA FLORESTA.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário